Sustentabilidade

A EPR Sul de Minas reúne todos os elementos para ser referência em soluções para a mobilidade, trabalhando em prol de um futuro mais sustentável, a partir da excelência em serviços e da realização de investimentos consistentes para a segurança e o conforto dos seus usuários. Deste modo, a organização está se estruturando com o compromisso de incorporar critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) a seu negócio, reconhecendo que juntos podemos ir muito além.

Almejamos, a curto prazo, a promoção do desenvolvimento social, ambiental e econômico da região do Sul de Minas, na qual os trechos concedidos estão inseridos, levando em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de corroborar com a proposta de estabelecer novos percursos e formas de melhoria de vida, construindo caminhos e conectando pessoas.

A Política do Sistema de Gestão Integrada (SGI) consolida, de forma clara e concisa, o comprometimento da EPR Sul de Minas em relação aos pilares de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e Saúde e Segurança (ISO 45001), tendo como objetivo transmitir às partes interessadas da Concessionária a consciência necessária para promover melhoria contínua e sustentável para o serviço prestado.

Escopo do SGI

“Administração da infraestrutura e prestação de serviços em trechos rodoviários concedidos à EPR Sul de Minas, abrangendo a operação do sistema viário (arrecadação, atendimento pré-hospitalar, inspeção de tráfego, centro de controle operacional (CCO) e guincho), conservação de rotina, ampliação da capacidade, melhoria e manutenção do sistema viário.”

Qualidade, Sustentabilidade e Segurança Reconhecidas!

Pouso Alegre, 01 de junho de 2025 – A EPR Sul de Minas deu mais um importante passo rumo à excelência em sua operação. A Concessionária conquistou três certificações com base nas normas internacionais: ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão da Segurança e Saúde no trabalho), concedidas pelo organismo certificador, Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, em abril.

O reconhecimento atesta que a empresa atua em conformidade com os mais elevados padrões internacionais, reforçando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade e o bem-estar dos colaboradores, parceiros e usuários das rodovias sob sua gestão.

Para Érica Kawatake, diretora executiva da EPR Sul de Minas, a conquista é fruto de um trabalho colaborativo e contínuo:

“Essas certificações refletem uma gestão comprometida com a melhoria contínua. São a prova do nosso cuidado com a experiência de quem trafega pelas rodovias, com o meio ambiente e com a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e humano.”

As três certificações se complementam em um Sistemade Gestão Integrada (SGI):

 

·  ISO 9001

·   reconhece a eficiência dos processos com foco na satisfação dos usuários;

·  ISO 14001

·   reforça o compromisso com práticas sustentáveis e controle de impactos ambientais;

·  ISO 45001

·   assegura ações consistentes para a prevenção de acidentes e a promoção da saúde ocupacional.

Além de elevar o padrão de gestão da empresa, os selos também consolidam uma cultura de responsabilidade e inovação.

“Trabalhamos para entregar rodovias mais modernas, seguras e sustentáveis. Essas certificações reconhecem esse esforço e nos impulsionam a seguir avançando, sempre com o olhar voltado para quem mais importa: os usuários das nossas vias”, afirma Érica.

 

As certificações têm validade de três anos e são submetidas a auditorias periódicas, garantindo a manutenção das boas práticas e a melhoria contínua dos processos.